Cidades

Cenário de abandono na Estrada Velha de Maricá, em Várzea das Moças

Atualizada às 12h04.

Moradores da RJ-100, conhecida como Estrada Velha de Maricá, na altura de Várzea das Moças, em Niterói, sofrem com descaso e abandono, devido a ruas esburacadas, falta de iluminação e saneamento básico. De acordo com denunciantes, a situação se estende por mais de 30 anos.

Segundo a moradora Carmita Silva, de 70 anos, que reside no local há 32 anos, a situação piorou ao longo dos últimos anos.

“Estamos abandonados. Quando chove temos que encher os sapatos de sacos plásticos e levar um monte para quando voltar. Além disso, eu tenho que andar mais para pegar um ônibus, podendo pegar aqui na saída da estrada para a RJ-106, por causa da poça de esgoto que tem ali, tenho medo de escorregar e cair...“, explicou.

A aposentada conta também que os netos já pegaram doença e tiveram que tomar remédio devido ao esgoto exposto na rua.

“Agora eu e minha filha já não deixamos as crianças ficarem na rua”, relatou.

Outro morador, o representante comercial Abraão Lincoln, de 39 anos, que mora no local há 15 anos, reforça o descaso da prefeitura com a estrada.

“Quase não temos iluminação e quando chove não podemos sair de casa, porque é completamente inviável e impossível, fora que moram moradores da terceira idade que não possuem carro e precisam locomover. Estamos abandonados pelo poder público há anos”, desabafou.

Procurado, o Departamento de Estradas de Rodagens (DER-RJ) havia esclarecido na última quarta-feira (10) que faria uma vistoria técnica no local na última quinta (11), no entanto, após vistoria, o departamento esclarece que constatou que o trecho mencionado na reportagem é uma via municipal, sendo as intervenções responsabilidade da prefeitura.

"A RJ-100 tem seu início em Tenente Jardim, tendo entroncamento na RJ-104, reiniciando no viaduto Maria Paula e se estendendo até à RJ-106. A Estrada Velha de Maricá, na altura de Várzea das Moças, destacada pela reportagem, está fora do traçado da RJ-100. O DER-RJ reitera seu compromisso com os reparos pontuais ao longo dos 13,5 km da RJ-100, a partir do dia 22 de novembro."

Nota DER.

Procurada, a prefeitura de Niterói ainda não respondeu.

< Segurados do INSS têm até quinta para agendar perícia Jogadora do PSG é detida após acusação de envolvimento em agressão a companheira <